Primeira stablecoin da África é emitida com ajuda da Binance

A primeira stablecoin da África, a Africa Stable-Coin (ABCD), é lastreada pela Naira (moeda oficial Nigéria). Além disso, de acordo com o Bitcoinist, esta é a primeira criptomoeda lastreada por uma moeda fiduciária a ser criada na Binance Chain.

A febre das criptomoedas na África não parece ter fim. Startups estão utilizando blockchain e DLT para criar novas aplicações que mudarão o futuro das finanças no continente.

A Africa Stable-Coin é um projeto da startup de Gana chamada Bit Sika. De acordo com relatos, o projeto foi finalizado com a colaboração da Linovo Capital.

O projeto de stablecoin começou a ser encubado pelo programa de encubação da Binance Labs. O CEO da Bit Sika Atsu Davoh encontrou com Jack Dorsey (CEO do Twitter) em sua viagem à Gana.

DE acordo com o whitepaper do projeto:

“A Africa Stable-Coin (ABCD) é um token criptográfico emitido por uma empresa confiável, a ABCD Collective, pareada de forma 1:1 com a moeda nigeriana Naira e construída na rede Binance Chain.”

O texto também menciona a ABCD combinando a alta liquidez da Naira e a grande população nigeriana para avançar tecnologicamente com a criptomoeda. É uma stablecoin feita para ser utilizada na Binance Chain, assim como as versões tokenizadas do dólar estadunidense, da libra, do dólar australiano, do dólar canadense e do dólar de Hong Kong.

Atsu acredita que a stablecoin baseada em Naira possui muito mais usos do que permitir que usuários comprem criptomoedas com suas moedas locais. De acordo com ele:

“Muitas pessoas têm dificuldade para diferenciar criptomoedas e saber o valor real de suas moedas. Existem muitas moedas digitais lastreadas no dólar estadunidense. Nós vimos o quão bem elas desempenham.

Eu sinto que nós também precisamos de criptomoedas compatíveis com as moedas africanas. Pessoas podem adquirir dólares, mas escolhem gastar suas moedas. Isso ilustra o poder da familiaridade, que é o nosso objetivo.”

Bitcoin e criptomoedas, no geral, desfrutam de uma grande popularidade na África. O Banco Central da Nigéria (CBN) alertou que moedas digitais não são moedas legais, mas os nigerianos parecem não se importar.

Segundo resultados de uma pesquisa realizada pela Binance Research, a busca por Bitcoin por região de 2011 até setembro de 2019 na África do Sul e na Nigéria atingiram níveis altíssimos.

Esta foi a razão que motivou a Binance a lançar seu primeiro par de troca com moedas fiduciárias, utilizando a Naira.

“A Nigéria é um dos lugares mais agitados em relação a criptomoedas no continente africano atualmente e, embora tenhamos planos para incluir outras moedas africanas no futuro, o país é um ótimo local para iniciarmos.”

Para garantir confiança quanto à utilização da ABCD, os fundos da emissora ABCD Collective serão auditados por uma entidade terceirizada ao fim de cada mês.

Leia também: África do Sul implementará medidas para impedir evasão de divisas com criptomoedas

Forex Crypto News: Cripto Facil