Presidente do Irã propõe uso de criptomoedas a nações muçulmanas como alternativa ao dólar

Durante uma reunião de cúpula na Malásia, realizada nesta quinta-feira, 19 de dezembro, o presidente do Irã Hassan Rouhani sugeriu que uma criptomoeda fosse criada para atender ao comércio dos países muçulmanos. A proposta seria uma alternativa ao dólar norte-americano e uma maneira de resistir aos efeitos da flutuação do mercado. A reunião contou ainda com líderes da Turquia, do Catar e da Malásia. As informações são do site de notícias The Block.

O líder do Irã afirmou que o mundo muçulmano precisa desenvolver medidas “para se salvar da dominação do dólar dos Estados Unidos e do regime financeiro americano”. Isso porque os EUA impuseram sanções econômicas, comerciais, científicas e militares contra o país desde 1979. Segundo Rouhani, as restrições econômicas são as ferramentas principais de hegemonia dominante e bullying de outros países. 

“O mundo muçulmano deveria estar planejando medidas para se salvar da dominação do dólar dos Estados Unidos e do regime financeiro americano”, declarou ele na cúpula.

Apoio de outros líderes

O primeiro-ministro da Malásia Mahathir Bin Mohamad concordou com Rouhani e disse que, às vezes, ao usar o dólar americano, há sanções que podem restringir o desenvolvimento econômico. Ele completou:

“Podemos usar nossas próprias moedas ou ter uma moeda comum.”

O presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan seguiu a mesma linha e afirmou que os países muçulmanos devem se concentrar no financiamento islâmico. E foi além, sugerindo que um grupo de trabalho fosse criado para atuar nessa iniciativa. 

BRICS também cogita criar criptomoeda

Conforme noticiou o CriptoFácil em novembro, o BRICS, que reúne as cinco principais nações emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), também propôs a criação de uma criptomoeda. O objetivo do ativo seria para facilitar o comércio no bloco e reduzir sua dependência ao dólar dos EUA.

Leia também: Venezuela doará Petro a cidadãos que se registrarem no Petro App

Forex Crypto News: Cripto Facil