OKEx exclui Dash, Monero, Zcash e outras moedas focadas em privacidade

A unidade sul-coreana da exchange de criptoativos OKEx anunciou nesta segunda-feira, 16 de setembro, que está excluindo todas as cinco moedas focadas em privacidade de sua plataforma. São elas: Monero (XMR), Dash (DASH), Zcash (ZEC), Horizen (ZEN) e Super Bitcoin (SBTC).

O suporte às transações para essas criptomoedas terminará em 10 de outubro, enquanto os serviços de saques serão interrompidos em 10 de dezembro, conforme anunciado pela exchange. A empresa disse que a decisão foi tomada porque essas criptomoedas “violam” a “regra de viagem” (travel rule, no termo em inglês) do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI).

Em junho, o GAFI, o órgão global para o controle de lavagem de dinheiro, emitiu suas diretrizes finais sobre criptoativos, mantendo a “regra de viagem”, que exige que as exchanges coletem e transfiram informações dos clientes durante as transações. As informações incluem o nome do autor, o número da conta e as informações de localização, bem como o nome do beneficiário e o número da conta.

A OKEx sul-coreana disse que as criptomoedas focadas em privacidade não permitem coletar essas informações, daí a decisão do fim do suporte a elas.

Um porta-voz da OKEx disse ao site The Block que a decisão foi tomada apenas para a unidade sul-coreana e não globalmente. Isso provavelmente indica que o governo da Coreia do Sul solicitou que as exchanges de criptomoedas implementassem as diretrizes do GAFI.

É possível que outras exchanges de criptoativos sigam o exemplo.

Leia também: Grupo de 15 países e GAFI planejam sistema para monitorar transações com criptomoedas

Forex Crypto News: Cripto Facil