O que é blockchain?

A blockchain do Bitcoin é uma invenção inegavelmente engenhosa, criada pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto. Desde então, ela evoluiu para algo maior e muitas pessoas hoje em dia se perguntam: o que realmente é blockchain?

Ao permitir que as informações digitais possam ser armazenadas de forma distribuída e evitar a duplicação e falsificação dos dados, a tecnologia blockchain está criando a espinha dorsal de um novo tipo de internet. Concebida originalmente com o Bitcoin como ativo nativo de sua rede, a comunidade de tecnologia agora encontrou outros usos potenciais. Dentre estes, versões privadas, diferentes da proposta da blockchain original do Bitcoin, denominadas DLT, que explicaremos em outros artigos.

A blockchain é, de forma simplificada, um livro de registro de dados imutável, distribuído em um grande grupo de computadores espalhados pelo mundo e que não pertencem à nenhuma entidade.

Esses dados são organizados em blocos que são protegidos e ligados entre si usando princípios criptográficos, formando uma cadeia, daí o termo “blockchain”.

A rede blockchain não tem autoridade central – é a própria definição de um sistema descentralizado. Por ser um livro contábil compartilhado e imutável, as informações estão abertas para que todos possam ver. Portanto, tudo o que é adicionado à blockchain é, por natureza, transparente e todos os envolvidos são responsáveis ​​por suas ações.

A blockchain é uma maneira simples e inovadora de passar informações de A para B de uma maneira totalmente automatizada e segura. Os blocos que contêm as transações realizadas são verificados por milhares de computadores que compõem esta rede distribuída.

A segurança dos dados registrados é bastante alta. Para falsificar um único registro seria necessário falsificar toda a cadeia de blocos em milhões de instâncias. Computacionalmente, isso é praticamente impossível.

O Bitcoin usa esse modelo de blockchain para registrar e armazenar as suas transações monetárias, mas a arquitetura blockchain pode ser implantada de várias outras maneiras, como veremos em outros artigos.

Leia também: Como o Bitcoin funciona?

Forex Crypto News: Cripto Facil