Número de carteiras com Bitcoin atinge recorde histórico: 28,39 milhões

De acordo com o provedor de dados do mercado de criptoativos CoinMetrics, o número de endereços contendo qualquer unidade de Bitcoin atingiu um novo recorde, chegando a 28,39 milhões carteiras (ou “wallets”).

A informação foi divulgada via Twitter pelo investidor Alex Thorn nesta segunda-feira, 09 de dezembro, e reportada pelo site de notícias Coinfomania. O recorde anterior foi registrado em outubro de 2018, quando o número de carteiras alcançou os 28,38 milhões. 

Segundo Thorn, os dados correspondem a “um dos melhores proxies que temos para aproximar o número total de usuários individuais de Bitcoin”.

Apesar de tratar-se de uma marca histórica, este número não necessariamente corresponde ao número de usuários individuais de Bitcoin. Isso porque eles podem ter muitos endereços ao mesmo tempo para armazenar unidades ou frações da criptomoeda. Desta forma, o recorde pode não significar um aumento na adoção global do Bitcoin.  

Por outro lado, conforme destacado por Thorn, muitos usuários mantêm suas criptomoedas em empresas custodiantes e em exchanges, que podem usar endereços únicos para reter fundos de clientes. Assim, apenas um endereço pode representar muitos usuários, fazendo com que esses dados subestime o número total de usuários de Bitcoin.

O fato é que não é possível cravar o número de usuários únicos de Bitcoin, mesmo assim, tudo indica que a criptomoeda está ganhando espaço entre os usuários. O Brasil, por exemplo, já movimentou mais de R$10 bilhões em Bitcoin em 2019.

Leia também: Usuários criam mais de 36 mil carteiras de Ethereum em um único dia

Forex Crypto News: Cripto Facil