Nicolás Maduro diz que venezuelanos poderão fazer pagamentos com criptomoedas em breve

O presidente da Venezuela Nicolás Maduro disse em uma coletiva na televisão nesta terça-feira, 01 de outubro, que o governo do país ativará um método de pagamento com criptomoedas para todo o país. A notícia foi divulgada pelo site de notícias Bloomberg.

O sistema de pagamentos – que segundo o presidente, será lançado “muito em breve” – supostamente permitirá o uso de novos instrumentos para “pagamentos nacionais e internacionais gratuitos”, permitindo que todos realizem transações bancárias.

“O ministro das Finanças e o Banco Central da Venezuela têm novos instrumentos que ativaremos muito em breve para que todos possam realizar transações bancárias, bem como pagamentos nacionais e internacionais através das contas do Banco Central. A Venezuela está trabalhando no mundo das criptomoedas”, afirmou Maduro.

O governo não divulgou mais detalhes a respeito do novo sistema, que não agradou a todos os venezuelanos. Juan Guaidó, líder da oposição e auto-proclamado presidente, que é reconhecido por mais de 50 países como líder legítimo do país, ressaltou que isso é um atestado de desespero do governo de Maduro.

“O uso de criptomoedas pelo regime mostra desespero”, disse Guaidó também durante uma entrevista coletiva. “Recorrer a esse tipo de subterfúgio enfatiza a crise econômica pela qual o regime está passando.”

Na semana passada, conforme relatou o CriptoFácil, o Banco Central da Venezuela (BCV) anunciou que estava estudando a possibilidade de adicionar criptomoedas às suas reservas internacionais, especificamente Bitcoin (BTC) e Ether (ETH).

A Venezuela também possui uma criptomoeda emitida pelo Estado chamada Petro, que teoricamente é apoiada pelas reservas de petróleo do país. Maduro recentemente tentou convencer outros países a aceitarem o Petro como uma alternativa ao dólar norte-americano nos mercados de petróleo e no comércio global.

Leia também: Governo da Venezuela estuda incluir Bitcoin e Ethereum em suas reservas internacionais

Forex Crypto News: Cripto Facil