Nassin Taleb diz que o Bitcoin está vencendo a batalha contra moedas governamentais

O economista Nassim Nicholas Taleb, autor dos best-sellers “A Lógica do Cisne Negro” e “Antifrágil”, voltou a demonstrar seu otimismo em relação às criptomoedas.

“Você não pode ignorar as criptomoedas, principalmente a história do Bitcoin e da blockchain”, disse Taleb no Conclave Econômico da Times Networks, evento realizado na Índia nesta terça-feira, 17 de dezembro. O autor libanês-americano acredita que pessoas de alguns países, como o Líbano, “perderam a fé” nos governos e sistemas bancários, o que pode abrir brechas para as criptomoedas.

“Estou percebendo que o Líbano está em uma situação em que há um controle implícito da moeda, mas o governo não pode controlar o Bitcoin, o que é uma coisa boa porque as pessoas não confiam no governo nem no banco central, que realmente causa o colapso do sistema financeiro, e o Bitcoin não tem nada com isso”, disse Taleb.

O Bitcoin está “ganhando”, de acordo com o autor de 59 anos, que também afirmou ser “ótimo” existir uma moeda sem governo. Taleb disse ainda que o seu recém-criado instituto agora aceita pagamentos em Bitcoin.

“Estou muito feliz que tenhamos criptomoedas (como meio de pagamento). É claro que você terá esquemas de fraudes e pirâmides que usarão Bitcoin e outras criptomoedas, mas quando você vê governos como o Líbano fazendo parte desses esquemas, você diz a si mesmo o que é melhor”, afirmou.

Esta não é a primeira vez que o autor tem uma posição positiva em relação às criptomoedas. Em sua conta no Twitter, Taleb comentou sobre uma notícia que falava dos controles de capital impostos pelos bancos libaneses.

“O caso mais potente para criptomoedas: os bancos nunca estão lá quando você precisa deles. E eles estão tentando intimidar o público para evitar responsabilidade e desembolsos de lucro. Os banqueiros são bandidos legalizados.”

Leia também: Economista Nouriel Roubini reconhece o Bitcoin como uma “reserva de valor parcial”

Forex Crypto News: Cripto Facil