Mercado Bitcoin lança plataforma para negociação de precatórios tokenizados

Em agosto deste ano, a exchange brasileira Mercado Bitcoin anunciou o lançamento de precatórios tokenizados. Pouco mais de um mês depois, a exchange fez uma nova emissão dos títulos, como parte do seu plano para se tornar a maior plataforma de tokenização de ativos alternativos do Brasil. Nesta terça-feira, 10 de dezembro, o portal Valor Econômico noticiou que a Mercado Bitcoin lançou uma plataforma para comercializar estes títulos.

A plataforma foi disponibilizada no dia 05 de dezembro, presente diretamente na exchange ou em seu aplicativo para smartphones. Agora, além de ganhar com o vencimento do título principal, quem detiver os tokens também poderá negociá-los antes que vençam. A notícia também é boa para quem ficou de fora das primeiras aquisições – que totalizaram R$25 milhões -,  que poderão comprar agora no mercado de tokens.

Os precatórios tokenizados são frações digitais de dívidas judiciais de órgãos públicos, pagas conforme longas filas e frequentemente negociadas antes do vencimento por empresas especializadas. O detalhe é que, antes, apenas investidores com um poder aquisitivo mais elevado tinham condições de participar neste mercado. Por meio da tokenização, investidores de menor poder aquisitivo podem adquirir frações das dívidas.

O CriptoFácil conversou com Fabrício Tota, diretor de OTC da Mercado Bitcoin, para saber quais são as expectativas da empresa quanto à nova plataforma. Segundo ele:

“Liquidez é uma característica desejada para a maior parte dos mercados. Possibilidade de liquidez ajuda na formação de preço, traz novos investidores, dá uma porta de saída para quem tem posição no ativo. O MB|Digital Assets, iniciativa de tokenização de ativos do Mercado Bitcoin, já criou quatro tokens que representam precatórios (ou um conjunto de precatórios). E agora estes tokens podem ser negociados na exchange, da mesma forma que uma ação ou uma cota de fundo imobiliário é negociada na B3.”

Leia também: Mercado Bitcoin lança mais um lote de tokens lastreados em precatórios

Forex Crypto News: Cripto Facil