Lamborghini usa tecnologia blockchain para certificação de carros

A gigante italiana de carros esportivos e SUVs Lamborghini está realizando a autenticação de seus veículos através da blockchain da Salesforce, empresa norte-americana líder mundial em produtos voltados para relacionamento com o cliente, inteligência artificial, criação de aplicativos, etc. O anúncio foi feito pela própria Salesforce em um comunicado à imprensa publicado em seu site nesta terça-feira, 19 de novembro, e destaca: 

“A Lamborghini agora pode rastrear, certificar e autenticar carros históricos com mais rapidez e segurança do que nunca.”

De acordo com a publicação, o objetivo da gigante automotiva é melhorar a experiência do cliente e “manter o valor de seus veículos tradicionais”. Desta forma, a Salesforce otimizará todo o processo de inspeção do carro que antes incluía de 800 a 1.000 verificações de certificação durante a revenda.

“Esse processo cansativo levou a Lamborghini a alavancar a blockchain da Salesforce para criar uma rede de confiança (…), permitindo que a Lamborghini autentique cada veículo histórico da maneira mais rápida e segura do que nunca”, dizia o anúncio.

A partir de agora, cada um dos carros da Lamborghini contará com um registro imutável de serviço, que incluirá informações importantes como restaurações e propriedades prévias. Além disso, o comunicado ressalta ainda que o sistema foi projetado para proteger os carros da Lamborghini contra possíveis falsificações, isso porque as verificações de autenticação são gerenciadas pela própria Lamborghini e por sua rede de parceiros..

Blockchain para ampliação do poder da gestão de relacionamento com cliente

A solução de blockchain da Salesforce, anunciada em maio de 2019 e construída na plataforma Hyperledger Sawtooth, tem como objetivo ampliar o poder do CRM (gestão de relacionamento com o cliente). Agora, a Lamborghini poderá contar com estes serviços para “dar um passo adiante” no que diz respeito à inovação, acelerando a autenticidade de seus veículo tradicionais de forma rápida. Foi o que garantiu o diretor de pós-venda da Automobili Lamborghini Paolo Gabrielli.

O vice-presidente sênior de tecnologia emergente da Salesforce Adam Caplan, por sua vez, destacou que a tecnologia blockchain está transformando a maneira como as empresas encaram a confiança e a transparência. 

“A Lamborghini é um exemplo perfeito disso – estamos animados em ver como uma marca tão icônica é capaz de inovar e transformar o mercado de carros antigos com uma tecnologia de ponta como o Salesforce Blockchain”, comemorou Caplan.

Leia também: BMW, General Motors e Ford começarão a testar pagamentos com blockchain em carros

Forex Crypto News: Cripto Facil