Há 9 anos Satoshi Nakamoto disse “adeus” ao Bitcoin

Há nove anos, Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, fez sua última postagem no fórum BitcoinTalk, criado também por ele. Antes de “deixar” a comunidade, Satoshi fez cerca de 572 publicações, no entanto, ao contrário de todas as expectativas, a sua última publicação não foi uma despedida, muito menos uma carta justificando sua retirada. Nakamoto relatou uma correção na versão 0.3.19 do Bitcoin Core e não fez outra aparição pública na Internet desde então.

Há muitas teorias sobre o desaparecimento inesperado do criador do Bitcoin, uma das principais delas é de que com medo de ser descoberto pelas autoridades por conta do Wikileaks que passou a aceitar doações na criptomoedas, ele teria sido motivado a “deixar” o Bitcoin. Esta teoria encontra respaldo em uma publicação feita por Nakamoto um dia antes de fazer seu ultimo post.

As notícias tinham uma enorme cobertura da mídia na época, em vista das implicações políticas da organização WikiLeaks. Naquele momento, Satoshi comentou a situação, observando que ele teria preferido o Bitcoin para atrair a atenção da mídia em outro contexto.

fórum BitcoinTalk
“O WikiLeaks chutou o ninho de vespas e o enxame está vindo em nossa direção”, disse Satoshi Nakamoto em um post em 11 de dezembro de 2010, apenas um dia antes de postar sua última mensagem no BitcoinTalk.

Teorias a parte, em sua ultima postagem, Nakamoto explicou que alguns controles foram adicionados ao código Bitcoin para evitar ataques de negação de serviço, também conhecidos como DoS. Se uma rede estiver vulnerável a esses ataques, os hackers podem desativar o uso de um sistema e bloquear seus serviços. Segundo Satoshi Nakamoto, as correções dessa vulnerabilidade no Bitcoin ainda não estavam prontas para o ano de 2010. Ele também apontou que alternativas mais complexas ainda precisam ser desenvolvidas para cobrir o problema.

“O software (do Bitcoin) não é resistente ao ataque de DdoS”, disse o criador em um ponto do texto. Dessa forma, ele confirmou que ainda havia maneiras de atacar o Bitcoin e deixá-lo fora de operação no momento. No entanto, Nakamoto parecia confiar na última atualização feita no código, pois também relatou que os alertas foram desativados de maneira segura.

última mensagem de satoshi nakamoto
O post tem três outras respostas às informações fornecidas por Satoshi, contudo, apesar das respostas conterem questionamentos sobre a versão lançada na época, elas não foram respondidas e nunca mais o criador do Bitcoin voltou para dizer “adeus”.

Leia também: Anonimato; Conheça sete pessoas que seguiram os passos de Satoshi Nakamoto

Forex Crypto News: Cripto Facil