Governo da Ucrânia planeja legalizar criptomoedas

O governo da Ucrânia revelou que planeja legalizar as criptomoedas no país, de acordo a matéria publicada no portal The Block neste domingo, 29 de setembro.

O vice-ministro de Transformação Digital do país Alexander Bornyakov disse em uma apresentação recente que o ministro Mikhail Fedorov autorizará a legalização. Bornyakov enfatizou que as criptomoedas atualmente não são ilegais na Ucrânia, porém, a sua legalização explícita beneficiará o país e seu governo via tributação.

De acordo com Bornyakov, “as pessoas que estão envolvidas em criptomoedas devem sair do limbo e começar a pagar impostos”. O vice-ministro enxerga que a Ucrânia pode “ganhar com os comerciantes de criptomoedas”.

Nem o governo nem o Ministério de Transformação Digital divulgaram detalhes sobre como o processo de legalização será executado.

A posição não é recente. Ainda em 2018, o Ministério de Desenvolvimento Econômico e Comércio ucraniano deu início à uma “política de Estado” com o objetivo de regulamentar as criptomoedas no país. Além disso, a Ucrânia, seguindo o exemplo de outros países, também busca implementar uma criptomoeda nacional, tendo concluído um projeto do tipo em fevereiro deste ano.

Como parte do plano, a Ucrânia também transferirá registros e documentos públicos para um livro público distribuído gerenciado pelo governo.

Leia também: Ucranianos são presos por usarem usina nuclear para minerar criptomoedas

Forex Crypto News: Cripto Facil