Ford utilizará blockchain para avaliar eficiência energética de seus veículos

A fabricante de veículos norte-americana Ford pretende lançar um programa piloto que utilizará a tecnologia blockchain para melhorar a eficiência de combustível de seus veículos.

De acordo com a matéria da Coindesk nesta terça-feira, 15 de outubro, a gigante automobilística disse que usará a blockchain para monitorar e implementar automaticamente modos de condução que utilizem baixo consumo de combustível para uma frota de veículos na cidade de Colônia, na Alemanha. O programa piloto também será testado em Londres, na Inglaterra, e em Valência, na Espanha.

Em colaboração com a cidade de Colônia, a Ford equipou 10 veículos híbridos elétricos-combustão com modems celulares que permitem geofencing – uma cerca geográfica que aciona uma ação quando um dispositivo entra em um local definido. À medida em que os veículos entram nas zonas de baixa emissão determinadas pela cerca, eles mudam automaticamente de combustão para propulsão elétrica, aumentando sua eficiência.

Os metadados desses veículos, como quando o veículo entra ou sai de uma zona, bem como a quilometragem percorrida por ele, serão gravados em uma blockchain. O projeto servirá para avaliar quais problemas que as autoridades municipais enfrentam na administração e implementação de zonas de baixa emissão, transmitindo dados para funcionários em tempo real.

“Segurança, confiança e transparência dos dados de emissões são de suma importância para todas as partes interessadas neste projeto e são essenciais para nossa visão de ar mais limpo na cidade”, disse Gunnar Herrmann, presidente do conselho de administração da Ford-Werke GmbH.

O piloto faz parte do SmartCity Cologne, um programa colaborativo para promover a proteção do clima e a transição energética.

A integração entre a tecnologia blockchain e o setor automotivo não é novidade. Conforme relatou o CriptoFácil, a fabricante alemã BMW organizou um concurso para desenvolvimento de aplicações em blockchain voltadas para veículos.

Leia também: Binance dará uma BMW como prêmio de competição de trading

Forex Crypto News: Cripto Facil