Executivo de think tank diz que criptomoeda chinesa pode substituir a Swift

O executivo de um think tank especializado em economia da China disse que o Banco Central do país será o primeiro a lançar uma criptomoeda com sucesso, informou a Cointelegraph nesta segunda-feira, 27 de outubro.

De acordo com a matéria, Huang Qifan, vice-presidente do Centro de Intercâmbio Econômico Internacional da China (CCIEE), acredita que o PBoC (Banco Popular da China) vencerá a corrida pela criação da primeira moeda digital emitida por um banco central (CBDC, na sigla em inglês).

Um renminbi digital para substituir a Swift

Os comentários de Qifan foram apresentados na Cúpula Financeira do Inaugural Bund de 2019, evento realizado em Xangai, na China. Segundo o relatório, Qifan estava insatisfeito com a atual dependência dos sistemas de pagamentos chineses para com a Swift e a Chips, ambos controlados pelos Estados Unidos. Atualmente, a maior parte do intercâmbio transfronteiriço da moeda chinesa, o renminbi, depende desses sistemas.

Suas queixas foram justificadas por sanções econômicas aplicadas pelos EUA que utilizam as plataformas – que servem como ferramenta de controle político e financeiro – e as limitações técnicas dos sistemas.

“A Swift é um sistema de pagamento desatualizado, ineficiente e caro. Desde o estabelecimento da Swift, há 46 anos, a tecnologia foi atualizada lentamente e a eficiência foi relativamente baixa”, afirmou Qifan.

Na ocasião, Qifan também citou o suposto nome da criptomoeda estatal da China, conforme reportado anteriormente pelo CriptoFácil, “DCEP”, que significa pagamento eletrônico em moeda digital em tradução livre.

O progresso do PBoC com sua moeda digital

O PBoC anunciou pela primeira vez que sua moeda digital estava pronta em agosto. No entanto, o Banco Central disse em setembro que o país ainda não tem uma data de lançamento específica. Segundo a agência de notícias Global Times, o PBoC ainda precisa de tempo para pesquisar, testar, avaliar e prevenir riscos.

O Comitê Permanente do 13º Congresso Nacional do Povo da China aprovou recentemente uma nova lei que regulamenta o uso de uma criptomoeda comercial, conforme relatado pelo CriptoFácil – a lei entrará em vigor em 1º de janeiro de 2020. Há rumores de que a nova lei também faz parte dos preparativos para o lançamento da criptomoeda.

Leia também: Banco Central da China nega rumores de que criptomoeda estatal será lançada em novembro

Forex Crypto News: Cripto Facil