Exchange afirma ter criado solução de “escalabilidade infinita” para o Ethereum

O problema de escalabilidade em blockchains de grande porte, como a do Bitcoin e a do Ethereum, tem sido tema de importantes debates na comunidade de criptoativos. A exchange descentralizada IDEX, responsável por mais de 40% de todas as transações de DEX (sigla para exchange descentralizada), afirma ter criado uma “solução de escalabilidade infinita” para a blockchain do Ethereum. A informação foi divulgada pelo site Cointelegraph nesta semana.

Em um e-mail enviado ao portal de notícias, a IDEX alega que seu sistema, denominado Optimized Optimistic Rollups (O2Rs), atinge a finalidade do bloco em 10 minutos. Segundo a empresa, isso é cerca de 1.000 vezes mais rápido do que os Optimistic Rollups (ORs) desenvolvidos pela organização de desenvolvimento de escalabilidade do Ethereum, a Plasma Group – que atinge a finalidade do bloco em duas semanas.

As soluções de rollup proporcionam maior escalabilidade movendo a computação para fora da cadeia (off chain) e transmitindo o resultado para a rede principal posteriormente. Tanto os O2Rs quanto os ORs garantem a legitimidade dos dados, fazendo com que os validadores analisem os dados publicados na cadeia.

Essa tecnologia oferece diversos casos de uso. A diferença entre os dois protocolos é que os O2Rs publicam apenas os dados fora da cadeia, a menos que um validador desencadeie uma verificação de disponibilidade de dados. Graças à essa alteração, o novo sistema supostamente tem um potencial ilimitado de escalabilidade e pode lidar com aplicações muito mais complexas, ajudando a expandir as funcionalidades do Ethereum.

Alex Wearn, CEO da IDEX, sugeriu em uma mensagem publicada em seu Twitter que os sistemas de pagamento em pontos de venda poderiam usar O2Rs para criar um sistema escalável de pagamentos sem custódia, “que pode ter taxas equivalentes às da Visa”. Ele também sugeriu que a solução permitiria transferências instantâneas e gratuitas de ativos de videogame digitalizados, como tokens não fungíveis (NFTs, na sigla em inglês).

A escalabilidade é um dos principais obstáculos à adoção da blockchain, pois além de processar poucas transações, as redes atualmente tendem a aumentar os preços ou parar de processá-las completamente quando a rede fica congestionada. Soluções como as O2Rs e a Lightning Network (esta última com foco no Bitcoin) podem ajudar a reduzir esse problema e tornar as blockchains aptas a receberem grandes volumes de transações.

Leia também: O Ethereum se tornará mais centralizado e disfuncional com o tempo, diz desenvolvedor

Forex Crypto News: Cripto Facil