Empresa de pesquisa alerta que 90% das implementações de blockchain atuais mudarão até 2021

A Gartner, empresa líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, alerta que aproximadamente 90% das atuais implementações de plataformas de blockchain corporativas exigirão mudanças profundas até 2021 em suas estruturas para permanecerem competitivas, seguras e evitarem a obsolescência. No comunicado enviado à imprensa, a empresa detalha que fornecerá mais argumentos para sua afirmação durante o Gartner IT Symposium/Xpo 2019, que acontecerá de 28 a 31 de outubro.

“As plataformas blockchain são ferramentas emergentes e, neste ponto, quase indistinguíveis da tecnologia blockchain principal em alguns casos”, diz Adrian Lee, diretor de pesquisa da Gartner. “Por isso, muitos CIOs (Chief Information Officers) superestimam as capacidades e benefícios imediatos da blockchain, como uma tecnologia infalível para ajudá-los a alcançar seus objetivos de negócios, criando assim expectativas irreais ao avaliar ofertas de fornecedores de plataformas e provedores de serviços.”

Segundo a empresa, atualmente, o mercado de plataformas blockchain é composto por ofertas fragmentadas que, frequentemente, se sobrepõem ou estão sendo usadas de forma complementar à estrutura principal, tornando as escolhas tecnológicas confusas para os tomadores de decisão de TI.

“Esse desafio torna-se ainda mais complexo quando notamos que os fornecedores de plataformas blockchain geralmente usam mensagens que não vinculam aos casos de uso e aos benefícios de negócios de um comprador-alvo. Por exemplo: ‘transações’ foi o termo mais mencionado em relação à blockchain, seguido por ‘seguro’ e ‘segurança’. Embora essas possam ser funções da tecnologia blockchain, os compradores ainda estão confusos sobre como esses recursos podem ser alcançados ou que benefícios a tecnologia blockchain realmente adiciona aos processos existentes”, explica o analista.

Ainda assim, o fato é que, à medida em que o interesse das empresas por blockchain aumenta, o número de fornecedores de plataformas blockchain também continua a aumentar com cada vez mais opções e formatos.

“Devido à falta de um consenso da indústria sobre o conceito do produto, o conjunto de recursos, os principais requisitos de aplicação e o mercado-alvo, não esperamos que haja uma única plataforma blockchain dominante nos próximos cinco anos. Em vez disso, esperamos que surja um mundo multiplataforma”, afirma Lee.

Até 2025, o valor comercial agregado do setor de blockchain atingirá cerca de US$176 bilhões e, depois, aumentará significativamente até ultrapassar US$3,1 trilhões em 2030.

“Os gerentes de produto devem se preparar para uma rápida evolução, obsolescência antecipada, um cenário competitivo em mutação, consolidação futura de ofertas e o potencial fracasso das funcionalidades em estágio inicial no segmento de blockchain”, finaliza o analista.

Leia também: Instituto de Pesquisa Blockchain de Don Tapscott pede clareza na regulação de criptomoedas

Forex Crypto News: Cripto Facil