Emissão de dinheiro é para governos e não para empresas privadas, diz CEO da Apple

Tim Cook, CEO da Apple, durante uma entrevista ao jornal Les Echos, defendeu que as empresas privadas não deveriam competir com os Estados no controle monetário.

Segundo Tim, “o dinheiro deve permanecer nas mãos dos Estados. Não me sinto à vontade com a ideia de que um grupo privado crie uma moeda concorrente. Uma empresa privada não deve poder agir dessa maneira”.

O Facebook, que está desenvolvendo um projeto de stablecoin chamado Libra – prevista para ser lançada em 2020 – tem sofrido críticas de reguladores em todo o mundo por causa de seu risco potencial à estabilidade financeira e às políticas monetárias nacionais. Legisladores tanto dos EUA quanto da União Europeia pediram a suspensão do projeto.

Cook enfatizou ainda que o controle do dinheiro deve recair sobre os governos eleitos, afirmando:

“O dinheiro, tal qual a Defesa, deve permanecer nas mãos dos Estados, é o cerne da sua missão. Elegemos nossos representantes para assumir responsabilidades do governo. As empresas não são eleitas, não precisam ir nesse campo.”

A Apple tem se esforçado para criar suas iniciativas de pagamentos em moeda fiduciária com o Apple Pay e o Apple Card, destinados a fazer com que os pagamentos digitais funcionem sem problemas em seus dispositivos.

No entanto, os comentários de Cook seguem uma direção contrária a da vice-presidente do Apple Pay Jennifer Bailey, que disse no mês passado que a empresa está “assistindo às criptomoedas” e acrescentou: “Achamos interessante. Achamos que tem um potencial interessante a longo prazo”. Da mesma forma, a empresa vem trabalhando silenciosamente nos bastidores em projetos de blockchain.

Em fevereiro, a empresa sediada em Cupertino, Califórnia, apresentou um pedido à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) que mencionava o envolvimento da Apple na elaboração das “Diretrizes de Blockchain” para a Iniciativa de Responsabilidade Minerais ​​da Responsible Business Alliance. O grupo procura usar blockchain na due diligence da cadeia de suprimentos mineral.

Leia também: Vice-presidente da Apple Pay afirma que empresa está de olho no potencial das criptomoedas

Forex Crypto News: Cripto Facil