ConsenSys lança rastreador via satélite baseado em Ethereum

A empresa de tecnologia de softwares baseados em blockchain ConsenSys lançou o Trusat, um aplicativo de rastreamento por satélite baseado na rede Ethereum (ETH), conforme reportado pela Cointelegraph.

De acordo com o tuíte da empresa publicado no início desta semana, a Trusat pretende resolver o problema de detritos espaciais que podem danificar a infraestrutura espacial da Terra.

A iniciativa espera que os usuários do aplicativo rastreiem satélites no céu noturno e registrem suas posições para ajudar a criar um registro. O aplicativo também indica quando e onde procurar as marcas de prioridade mais alta. A empresa explicou:

“O número de satélites está aumentando em 25 vezes. As colisões ameaçam a tecnologia da qual dependemos todos os dias e nosso futuro espacial. […] O TruSat foi projetado para ser um sistema desenvolvido pelo cidadão para a criação de um registro globalmente confiável de órbitas por satélite – um recurso disponível gratuitamente que pode ser usado para avaliar operações orbitais à luz dos padrões de sustentabilidade espacial.”

De acordo com a GeekWire, o cofundador da ConsenSys Space Chris Lewicki destacou o papel da blockchain do Ethereum na preservação da integridade dos dados, afirmando:

“Projetar um sistema ao mesmo tempo aberto, autônomo e resistente a entradas maliciosas e errôneas apresenta desafios consideráveis ​​de engenharia. […] Grande parte do que torna isso possível – o que permite aos usuários confiarem que nem os algoritmos nem a saída foram violados – é a tecnologia blockchain do Ethereum integrada em todo o nosso roteiro.”

Notavelmente, este não é o primeiro projeto baseado em blockchain que envolve o espaço. Em 18 de dezembro de 2018, a empresa de desenvolvimento de blockchain Blockstream expandiu seu serviço de satélite e agora está transmitindo o blockchain do Bitcoin (BTC) para todas as principais massas terrestres da Terra.

Leia também: API da Blockstream já está disponível na rede principal e é possível transmitir dados via satélite

Forex Crypto News: Cripto Facil