Bolsa de valores a 100 mil pontos; O que significa?

Bolsa de valores a 100 mil pontos - O que significa?

Apesar de não sermos grandes analistas ou especialistas em Bitcoin e criptomoedas, nós entendemos facilmente o sobe e desce do preço do Bitcoin. E sabemos que a melhor hora de comprar é na baixa e a melhor hora de vender é na alta. Mas e com a bolsa de valores, também funciona assim? O que significa a Bolsa de Valores atingir os 100 mil pontos?

Em junho de 2019 a Bolsa de valores do Brasil ultrapassou a marca histórica dos 100 mil pontos. Em janeiro de 2020 a Bolsa continuava otimista e atingiu os 118 mil pontos, mas em março com a chegada da pandemia as bolsas em todo o mundo despencaram.

Sendo assim a Bovespa sofreu o forte impacto negativo causado pela pandemia, fechando o mês de março registrando uma queda de 30%, caindo para o nível dos 66 mil pontos.

Bolsa de Valores, uma explicação básica

A Bolsa de Valores é semelhante a feira que deve ter ai perto da sua casa, onde os vendedores podem negociar seus produtos, os chamados “valores mobiliários e títulos”. Logo, sendo o lugar onde os compradores sabem que podem ir para comprar esses produtos.

O que realmente é vendido na Bolsa de valores?

Na Bolsa de valores são vendidas as ações de uma empresa. A empresa abre capital, se registrando na Bolsa de valores e assim listando suas ações. O principal objetivo desse processo é arrecadar investimento afim de expandir os negócios e quitar dívidas.

Contudo, para que os investidores possam comprar essas ações, é preciso se cadastrarem numa corretora. Em outras palavras, é preciso de um quarto participante para fazer a intermediação entre os compradores, vendedores e a Bolsa.

Bolsa nos 100 mil pontos. O que isso quer dizer?

Em primeiro lugar, quando vemos nos sites de notícias sobre investimento que a bolsa caiu ou subiu, isso na verdade é uma referência ao Índice Ibovespa.

O Ibovespa é resultado de uma carteira fictícia de ações. Essa ações equivalem a 80% das negociações na Bolsa. De fato a finalidade é que esse índice seja um medidor do ânimo do mercado.

Sendo assim, quando o valor desse índice sobe ou cai, isso quer dizer que suas ações registraram alta ou baixa. Os pontos no Ibovespa são o montante em reais necessário para comprar essas ações.

Quando a  Bolsa sobe, normalmente é o resultado da alta do índice Ibovespa, já que nele estão as ações com volumes mais negociados na Bolsa. Assim, fica claro que o quando vemos uma alta no índice Ibovespa, há um otimismo dominando o mercado.

Leia também: Bitcoin pode subir mais rápido que ações da Tesla, afirma analista

Leia também: “Publicidade massiva para o Bitcoin”, diz CZ sobre ataque ao Twitter

Leia também: Bitcoin e criptomoedas devem seguir em alta no segundo semestre, afirmam especialistas

Forex Crypto News: Cripto Facil