BNDES promoverá evento focado em blockchain no Rio de Janeiro

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma das principais instituições nacionais a aderir a tecnologia blockchain, anunciou a realização da segunda edição do Fórum BlockchainGov, uma parceria do banco com a ITS Rio. Durante o evento, segundo o BNDES, serão apresentados cases de sucesso que utilizam a blockchain em instituições bancárias como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, bem como na Agência Nacional de Aviação Civil (ANTAEL), além das experiências do próprio BNDES que vem trabalhando com quatro projetos que usam a tecnologia.

“A blockchain e outras tecnologias de registros distribuídos experimentaram um enorme hype nos últimos anos. Esse momento, no entanto, passou e as iniciativas estão começando a ser desenvolvidas e implementadas na prática. Nessa segunda edição do Fórum BlockchainGov, venha conhecer como a tecnologia blockchain está aprimorando a confiança em dados de interesse público, e como ela está sendo aplicada aos serviços do governo. Saiba também como ela está sendo utilizada por bancos públicos, como BNDES, Banco do Brasil e Caixa, e discuta conosco os principais desafios para que ela seja um dos pilares de aceleração da transformação digital dos governos”, disse a instituição.

Ainda não há informações sobre como serão as inscrições, no entanto, o BNDES divulgou uma “programação preliminar” com as atividades que ocorrerão. O evento deve ser realizado no dia 03 de dezembro, no Auditório do BNDES, que fica na Avenida Republica do Chile, número 100, no Rio de Janeiro.

Confira abaixo a programação completa do evento:

10:30 às 11:15 – Palestra
O papel das tecnologias emergentes na transformação digital do setor público do Brasil – Fabro Steibel – Diretor do ITS Rio.

11:15 às 12:30 – Painel: Aprimorando a confiança em dados de interesse público
Moderação – Janaína Costa – Pesquisadora em Inovação do ITS Rio.
Diário de Bordo Digital – Gustavo Sanches – Superintendente de TI da Agência Nacional de Aviação Civil.
Solicitação Online de Licitação: Blockchain a serviço da agricultura familiar – Uirá Porã Maia – Secretaria de Saúde do Ceará.

14:00 às 14:30 – Entrevista: Blockchain e os bancos públicos
Entrevistador: José Nogueira – Equipe BlockchainLab do BNDES.
Entrevistados: Paulo Maia – Gerente executivo de Arquitetura de TI da Caixa e  Bruno Schmidt – Engenheiro de software do Banco do Brasil.

14:30 às 15:10 – Palestra
Do BNDESToken ao GovToken – Gladstone Arantes – Equipe BlockchainLab do BNDES.

15:10 às 16:10 – Painel: Blockchain aplicada aos serviços do governo
Moderação – Alexandre Barbosa – Pesquisador Sênior do ITS Rio.
Diplomas em Blockchain: registro, autenticação e preservação digital de documentos – Guido- Pesquisador da Universidade Federal da Paraíba.
Rede Nacional de Dados de Saúde – Elmo Oliveira – Coordenador-Geral de Sistemas de Informações e Operação do DATASUS.
Potencial de Blockchain para aplicações de segurança e defesa nacional – Suzana Maranhão – Equipe BlockchainLab do BNDES.

16:45 às 17:45 – Painel: Blockchain e governos: acelerando a transformação
Moderação (e Parcerias) – Vanessa Almeida – Gerente do BlockchainLab do BNDES.
Educação – Fabíola Greve – Rede Nacional de Pesquisa – Universidade Federal da Bahia.
Infraestrutura – José Reynaldo Formigoni – Gestor de soluções blockchain do CPqD.

17:45 às 18:00 – Encerramento
Fernando Lavrado – Superintendente da Área de Tecnologia da Informação do BNDES.

Leia também: Presidente do BNDES se irrita com Bolsonaro, pede demissão e diz que estudará blockchain

Forex Crypto News: Cripto Facil