Blockchain pode ser usada para descentralizar o Twitter

O CEO do Twitter Jack Dorsey anunciou que uma equipe está trabalhando para desenvolver um padrão aberto e descentralizado para as mídias sociais, iniciativa que chamou de Bluesky. Em sua conta no Twitter, Dorsey revelou que o Twitter estará em conformidade com esse padrão e citou a tecnologia blockchain como um dos caminhos para promover essa descentralização. As informações são do site de notícias Decrypt e foram publicadas nesta quarta-feira, 11 de dezembro. 

No primeiro tuíte da série, Dorsey explicou como o projeto está sendo desenvolvido:

“O Twitter está financiando uma pequena equipe independente de até cinco arquitetos, engenheiros e designers de código aberto para desenvolver um padrão aberto e descentralizado para mídia social. O objetivo é que o Twitter acabe sendo um cliente desse padrão.”

Blockchain deverá ser a alternativa para viabilizar o projeto

O objetivo do projeto é resolver os problemas enfrentados pelos sites centralizados de mídias sociais, como por exemplo as informações enganosas. Segundo Dorsey, muitos desses sites promovem controvérsia em detrimento de uma conversa saudável e a blockchain poderia ser a alternativa tecnológica para sanar essas questões.  

“Finalmente, surgiram novas tecnologias para tornar mais viável uma abordagem descentralizada. A Blockchain aponta para uma série de soluções descentralizadas para hospedagem aberta e durável, governança e até monetização. Muito trabalho a ser feito, mas os fundamentos existem”, observou.

O CEO reconhece que ainda há um longo caminho pela frente e muitos desafios envolvidos, mas ressaltou que o Twitter “se sentiria bem ao tornar-se um cliente desse padrão”. 

“É por isso que o trabalho deve ser feito de maneira transparente e aberta, não pertencente a nenhuma empresa privada, promovendo os princípios abertos e descentralizados da Internet”, ponderou.

Dorsey também explicou que o projeto pode levar anos para ser concluído. Isso porque a ideia é desenvolver uma comunidade em torno da mídia descentralizada, indo além da criação de um padrão aberto.

Leia também: Twitter volta atrás em decisão que poderia apagar parte da história do Bitcoin

Forex Crypto News: Cripto Facil