Aprenda como aplicar a estratégia Barbell em criptomoedas

Aprenda como aplicar a estratégia Barbell em criptomoedas

A estratégia Barbell foi criada pelo Nassim Taleb, operador de derivativos nos EUA e tem diversos livros publicados.

É algo parecido com um “Barbell”, que em tradução livre significa “Barra de Supino”. Nesse caso, como os pesos distribuídos na barra, os investimentos estão sempre alocados nas extremidades.

Em outras palavras, eles se alocam em investimentos de baixíssimo risco, como títulos públicos, reservas de valor; bem como de alto risco, como ações, derivativos e criptoativos.

Os investimentos de médio risco, como fundos multimercado, nunca serão usados nessa estratégia.

Segurança e rentabilidade

Na prática, aplicar o Barbell aos seus investimentos te trará: segurança pelo lado conservador, mas também trará uma boa rentabilidade pela alocação em ativos de alto risco.

De forma geral, 60% a 70% devem estar dedicados a investimentos de baixo risco. Por outro lado, o restante servirá para “o caixa” – aquele dinheiro que servirá para novos aportes – e o alto risco.

De forma muito versátil, essa estratégia serve para todos os investimentos, mas também pode ser aplicada apenas às criptomoedas.

Nesse caso, os dois extremos serão Bitcoin (representando o baixo risco) e altcoins (representando o alto risco). O Bitcoin aqui é considerado como baixo risco, pois foi a primeira moeda a despontar e mostrar força a longo prazo.

Então, o Barbell seria de 60 a 70% investidos em Bitcoin, 5% em caixa, e 25 a 30% em altcoins já consolidadas. São consideradas altcoins consolidadas Ethereum, Litecoin, Dash e Decred.

LEMBRANDO QUE ISSO NÃO É UMA SUGESTÃO DE INVESTIMENTO!

É importante também fazer o balanceamento dinâmico dessa carteira. Por exemplo, se o Bitcoin tiver uma alta muito forte, você vai perceber que sua carteira vai desbalancear o seu Barbell.

A solução é você rebalancear sempre que isso acontece, porque essa ação promoverá um ganho muito maior a longo prazo.

Vou recomendar ainda dois livros para vocês:

Arriscando a própria pele: https://amzn.to/3cDYsFd

Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos: https://amzn.to/37bJXrg

Leia também: Qual carteira de Bitcoin você deve usar?

Leia também: Coluna do TradingView: de olho no topo

Leia também: Bolsa de valores a 100 mil pontos; O que significa?

Forex Crypto News: Cripto Facil