ABCB afirma que tomará providências cabíveis em reunião sobre caso Atlas

Nesta terça-feira, 17 de setembro, a Associação Brasileira de Criptoativos e Blockchain (ABCB) realizou em São Paulo uma reunião com alguns de seus associados para abordar determinados assuntos.

O CriptoFácil obteve acesso à ata da reunião, que discutiu temas como o vazamento de informações da Associação, os rumores sobre a saída de membros da diretoria, o Inquérito Administrativo em curso no CADE sobre o encerramento de contas de exchanges por instituições bancárias, a participação da ABCB em processos regulatórios e o sandbox proposto pela CVM.

Além destes temas, foi abordado o caso da Atlas Quantum – lembrando que a empresa faz parte da Associação. Muito se questionou sobre a omissão da Associação perante o caso, tendo a ABCB se pronunciado anteriormente que avaliaria o cenário de perto.

Na mais recente reunião, parece que “alguns associados” manifestaram um desejo de maior transparência por parte da empresa, “para que o mercado possa saber o que está acontecendo”. É pouco provável que tal desejo tenha influenciado no comunicado publicado recentemente pela Atlas, tendo em vista que o vídeo com os saldos expostos pela empresa foi gravado no dia 16 de setembro, ou seja, antes da reunião.

Apesar de constar na pauta que Felipe França, representante da Atlas na ABCB, respondeu aos questionamentos dos associados, tais questões não foram dispostas na ata. O que mais chama atenção no resumo do que foi exposto, entretanto, é o fato da ABCB parecer estar se preparando para tomar uma atitude em relação ao episódio. De acordo com o documento:

“O Diretor de Operações da ABCB, Pedro Damasceno, anunciou que está com um ofício a ser entregue para o Grupo Atlas em que requer alguns esclarecimentos. Após a discussão, foi consenso entre os que se pronunciaram que a ABCB deveria buscar mais informações sobre o cenário para que pudesse tomar as providências cabíveis, e que o ofício preparado seria o movimento mais adequado como primeiro passo. A partir daí, a diretoria e o corpo de associados discutiriam em nova reunião os passos seguintes.”

Pelo trecho, nota-se que apesar de afirmar que acompanharia o desenrolar do caso, a ABCB aparentemente não o fez. Contudo, é válido frisar que o ofício é importante para um possível desenrolar de uma ação da Associação sobre o episódio.

Leia também: Vídeo divulgado pela Atlas com supostos saldos da empresa é analisado

Forex Crypto News: Cripto Facil