32 mil empresas chinesas afirmam usar blockchain, mas apenas 10% realmente usa

Existem 32 mil supostas empresas de blockchain na China, porém, aparentemente, menos de 10% delas realmente possuem a tecnologia, disse um dos programas de notícias mais famosos da tv chinesa, o “Focus Report”.

No programa desta segunda-feira, 18 de novembro, o Focus Report divulgou um episódio completo sobre a prevalência de fraudes no ecossistema de blockchain e de criptomoeda na China. Intitulado “Blockchain não é uma máquina ATM”, o episódio investiga como as empresas abusam do conceito de blockchain para “promover seus esquemas de captação de dinheiro”.

Dados do Centro Nacional de Emergência da Internet da China (CNCERT) revelam que existem mais de 755 tokens no mercado que não são apoiados por iniciativas reais ou que atingiram zero pessoas após o seu início. O centro também identificou 102 moedas que supostamente enganaram os consumidores com os esquemas de pirâmide financeira. Além disso, até 15 de novembro, o número de decisões legais relacionadas à blockchain atingiu um recorde de 566 e muitos deles envolvem moedas digitais, mostram dados do Supremo Tribunal Popular da China (SPC), reportados pelo site de notícias The Block.

Em outubro, o presidente da China Xi Jinping disse que o país deveria se comprometer em acelerar o desenvolvimento da tecnologia blockchain e priorizá-la como um veículo central para avanços inovadores. No entanto, embora Xi tenha aplaudido a blockchain, a posição oficial da China sobre criptomoedas permanece incerta. De fato, tem havido uma ansiedade generalizada em relação às Ofertas Iniciais de Moedas (ICOs) desde que o governo chinês reprimiu a emissão de tokens em setembro de 2017.

“Devemos pressionar vigorosamente pela aplicação da tecnologia blockchain em finanças comerciais, serviços públicos e outros campos, mas não devemos permitir fraudes ou cercar dinheiro em nome da blockchaina“, diz o episódio do Focus Report. “Os departamentos relevantes precisam fortalecer seus regulamentos no ecossistema e o público precisa manter os olhos bem abertos para atividades fraudulentas.”

Leia também: Presidente da China chama criptomoedas de fraudes financeiras

Forex Crypto News: Cripto Facil