0x lança solução focada em exchanges descentralizadas

O 0x é um protocolo aberto que fornece infraestrutura para facilitar a criação de exchanges descentralizadas (DEX, na sigla em inglês) na blockchain do Ethereum, aplicando contratos inteligentes para fornecer um livro de ordens aberto.

Nesta segunda-feira, 07 de outubro, a equipe por trás do projeto anunciou no Twitter o lançamento da OpenZKP.

“Nós estamos animados em introduzir a OpenZKP, uma implementação open source zk-STARK para escalar exchanges P2P!”

Apesar de parecer com zk-SNARK, que é um método utilizado pelo protocolo Zcash e consiste em uma chave secreta que não revela informações e interações entre as partes de uma transação, zk-STARK é algo diferente. Trata-se de um tipo de prova tecnológica criptográfica que permite aos usuários compartilharem dados validados, além de realizarem computações com terceiros sem revelar tais dados a estes mesmos terceiros – sendo publicamente verificáveis estas computações.

De acordo com uma publicação do Medium falando sobre a implementação da 0x:

“Nós construímos uma interface fácil de utilizar com a qual qualquer um pode interagir, e é um provedor mais rápido com as menores requisições de prova disponível atualmente.”

Em suma, trata-se de acrescentar a tecnologia de prova de conhecimento zero (ZKP) às exchanges descentralizadas, de forma open source. ZKP é um método interativo que possibilita uma parte provar para outra que uma declaração é verdadeira, sem contudo revelar qualquer coisa além da veracidade da declaração.

De acordo com a publicação no Medium, a solução ainda está nos estágios iniciais, mas uma equipe da 0x está dedicada em tornar o protocolo utilizável comercialmente.

Leia também: 0x paralisa atividades de seu aplicativo de exchange devido à vulnerabilidade

Forex Crypto News: Cripto Facil